ORIENTAÇÃO RESPIRATÓRIA PARA MÚSICOS*
*Artigo extraido e traduzido da Classe de Trombones da Universidade do Sul do Mississippi - EUA, Prof. Dr. Ben McIlwain.
A ARTE DA “RESPIRAÇÃO RELAXADA”
· Pense: "Oh"
Ao inspirar, pense no som "oh". Isto deixa a língua para baixo e abre um grande caminho para o ar entrar na boca e depois para os pulmões como um aspirador. Um bocejo é um exemplo perfeito de uma respiração relaxada e profunda.
· Pense em um Tenista se preparando para bater na bola
Quando nós respiramos, formamos um círculo infinito de entrada e saída de ar, desta forma o processo de inspiração e expiração deve ser pensado como um único movimento.
Quando nós respiramos, formamos um círculo infinito de entrada e saída de ar, desta forma o processo de inspiração e expiração deve ser pensado como um único movimento.
Devemos primeiro “capturar” o ar para depois “soltar”, sem nenhuma interrupção no meio deste processo, assim como um tenista não hesita ou faz uma pausa durante uma rebatida de bola.
· É tudo ENERGIA
"Energia entrando" é igual a "energia saindo". A inalação deve refletir a frase a ser tocada. Claro que isso é mais facilmente alcançado no início de uma peça ou depois de um longo descanso de meio hora de frase.
· Nem sempre “respire o máximo possível”
É necessário mais energia para controlar uma grande quantidade de ar do que para desempenhar uma determinada frase.
Tocar leve, por exemplo, requer grande controle do fluxo de ar.
Experimente usar respirações pequenas para obter um bom controle.
· Respirar incentiva o Relaxamento
Muitas atividades mentais e corporais usam a respiração para proporcionar o relaxamento:
- Yoga;
- Artes Marciais.
A razão para isto é que a respiração é uma das poucas reações que podem ser controlados durante períodos de grande stress, levando a uma sensação de conforto e relaxamento.
Antes de uma performance (teste, recital, audição, apresentação, etc.) experimente tomar várias respirações suaves, repetindo conforme necessário. Isto pode diminuir o ritmo cardíaco e neutralizar o nervosismo.
· Exalação = Relaxamento
O processo respiratório deve ocorrer de forma inconsciente, exigindo pouco esforço. Músicos, no entanto, precisam exercer uma energia adicional, para criar compreensão e fluência em determinadas alturas musicais.
O problema é que muitas vezes boa parte dos músicos exagera neste processo, usando uma energia "adicional", ultrapassando o que realmente é necessário.
Muitos músicos contraem exageradamente os músculos abdominais, em um grande esforço para expelir o ar com força.
Isto cria uma área desnecessária de compreensão nos pulmões, uma situação na qual o estômago, o diafragma e os músculos intercostais estão trabalhando em oposição aos músculos do pescoço.
Não faça seu corpo se confrontar com você mesmo.
Fluxo (Flow) e Compressão
· O Fluxo (Flow) é a quantidade de ar ou volume de ar, veiculada através do instrumento.
· Compressão se refere à quantidade de pressão de ar produzido.
· Ponto de Compactação refere-se ao ponto em que o ar encontra a maior quantidade de resistência, de preferência na garganta do bocal ou na abertura dos lábios.
Nem todos os instrumentos são iguais (em termos de compressão e de fluxo)
· Normalmente instrumentos com altas taxas de fluxo têm baixas taxas de compressão e instrumentos de com alta compressão têm menores taxas de fluxo, através do instrumento.
Alta Compressão/ Baixo Fluxo | Baixa Compressão/ Alto Fluxo |
Trompete | Tuba |
Oboé | Trombone |
Clarinete | Flauta |
Nem tudo é maça e laranja
· Notas em regiões agudas requerem alta compressão e baixo fluxo de ar.
· Notas da região média e grave não necessitam de alta compressão, mas exigem um grande fluxo de ar.
· Você pode constatar este fato na performance de um músico grave. A respiração desses instrumentistas ocorre em um número maior, comparado aos músicos agudos e médios.
O SURGIMENTO DE TENSÕES
A maior parte das tensões ocorre na garganta e na língua.
Sinais de alerta
· "O Nó" ou "Respiração Bloqueada": segurar o ar na parte superior da inalação por uma fração de segundo antes da articulação inicial de uma frase.
Durante esta breve espera os músculos da garganta se tornam tensos.
Quando ocorre: preparação do ataque de um músico inseguro (notas agudas, ataques macios expostos, etc.).
Este problema pode se tornar uma “bola de neve” em músicos iniciantes se for ignorado com freqüência.
· Som vocal durante a execução: sons de tensões na garganta ouvidos a uma distância próxima do músico. Músculos ao redor das cordas/ pregas vocais são contraídos causando vibrações das cordas vocais durante a execução.
· Sons vocais ou glóticos após o final de uma frase: ao final de uma frase, o músico libera o ar extra dos pulmões, que é acompanhado por um grunhido vocal suave. Isso indica que a garganta estava apertada durante toda a frase executada.
· Expansão excessiva do pescoço ou vermelhidão no rosto: um sinal de que a garganta está parcialmente fechada, causando compressão excessiva. Isso pode, em alguns casos, levar a ruptura de tecidos musculares no pescoço. No entanto, o pescoço e o rosto do trompetista de jazz Dizzy Gillespie não sofreram danos aparentes.
· Som fraco, comprimido, ou desigual: dificuldade de produzir e sustentar um som igual durante uma frase.
“REMÉDIOS” PARA A TENSÃO RESPIRATÓRIA
· Proporcionar uma ótima maneira de aliviar a tensão na garganta, pescoço, peito,ombros e o resto do corpo.
· Tente respirar através de um grande tubo (1 tubo de plástico de diâmetro pequeno é perfeito, porque um tubo muito grande pode ser prejudicial) ou usar um saco de respiração, pode restaurar imediatamente a sensação de facilidade de produção sonora.
Liberar ar pelos cantos da boca
Mais adequado para instrumentos de alta compressão e baixo fluxo de ar.
· Tocar notas e frases longas permite que o ar escoe ou “escape” para os cantos da embocadura. Ao proporcionar a fuga de ar, este entra no bocal e se move lentamente com menos pressão.
Vários Subsídios de Respiração
· Espirômetros
· Bolsas Respiratórias
· Dispositivos de leitura de Pressão
Planejar a Respiração
· Um dos métodos mais eficazes para se livrar do engate/ bloqueio da respiração.
· Podem ajudar o músico a relaxar, aumentando a precisão e consistência do som.
· Respirar de forma planejada para boa parte dos músicos forma um conceito consistente que pode ser levado da sala de prática para o palco.
Como planejar sua respiração?
· Onde?
Decidir onde respiramos: Um ponto que permite uma respiração completa.
· Tempo!
Antes de tocar encontre o pulso. Ter tempo para pensar antes de uma entrada permite uma boa sensação de fluxo e incentiva o relaxamento e a produção natural do som.
Para um começo de frase, experimente "1,2,3,4,1,2,3", RESPIRE, TOQUE.
· Avaliar.
Teve tempo suficiente para uma respiração completa? Foi muito tempo? Você deve segurar o ar antes de iniciar a primeira nota?
· Rever.
Com base nas suas avaliações, ajuste e tente novamente.
· ATENÇÃO!
Durante o exercício de Planejamento, certifique-se de manter a respiração suave e confortável.
Respirações repetitivas podem levar a uma tensão durante a execução.
Padrões de Respiração (baseada nos ensinamentos de Vicent Cichowicz e Arnold Jacobs)
Usando o instrumento, sem produzir som, utilizando apenas o ar, o sopro de ar e a articulação específica, estude uma determinada frase musical.
A resistência só deve existir na abertura da embocadura. Nenhuma resistência dos músculos do pescoço ou garganta. Apenas sinta "o fluxo relaxado".
Tente reproduzir essa sensação de relaxamento após tocar o instrumento, que muitas vezes leva a um som maior e mais livre.
Cante
· Uma ótima maneira de trabalhar a musicalidade, sem a distração do ato físico de tocar o instrumento.
· Uma ótima maneira de diminuir a tensão na produção do som.
· Cante frases curtas, como se você fosse um cantor de ópera, e não um instrumentista.
· Ter uma imagem ideal musical em sua mente.
· Sua mente vai descobrir as respostas motoras adequadas para reproduzir a imagem mental forte que você está focando.
· Depois de cantar, toque a mesma frase em seu instrumento reproduzindo o mesmo sentimento e as imagens que tinha enquanto cantava.
"Respire naturalmente, sem tensão ou truque, ’respiração do consultório do doutor’: fazemos as coisas diferentes quando respiramos com o instrumento em nossas mãos. Respire como você respira para o médico, nada mais complicado do que isso". - Joseph Alessi, Primeiro Trombone, Filarmônica de Nova York.
“Você não pode soprar o que não respirou..." - Arnold Jacobs, Principal Tubista Aposentado, Orquestra Sinfônica de Chicago.
"Mantenha sempre a coluna de ar se deslocando. Pense em um ar úmido na sua respiração;... fingir que está vaporizando no interior do seu bocal" - Milt Stevens, Principal Trombonista Aposentado, Orquestra Sinfônica Nacional.
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