11 de fev. de 2011

Estudos Diários



COMO CONQUISTAR MAIS COM MENOS?*


*Artigo traduzido e retirado da Classe de Trombones da Universidade do Sul do Mississippi - EUA, Prof. Dr. Ben McIlwain.



"Seu objetivo ao longo da vida é fazer com que as pessoas pensam em você quando eles precisarem de um trombonista... como o arquiteto e sua própria carreira, é sua a responsabilidade de conceber um projeto para a sua prática diária, que serve ao seu bem maior. Isso significa que você deve desenvolver uma estratégia musical que vai colocá-lo no topo dos 10 por cento da sua indústria” Byron Stripling, trompete solista internacional de jazz





QUANTAS VEZES EU DEVO PRATICAR?


"Pratique só nos dias que você come." Donn Schaefer, professor de Trombone da Universidade de Utah.

O FÍSICO

Tocar um instrumento é uma disciplina atlética. De acordo com dictionary.com, a definição de um atleta é "uma pessoa treinada ou superdotada em exercícios ou competições que envolvem agilidade física, resistência e força. Um participante de um esporte, exercício ou jogo que exige habilidade física."

Tocar um instrumento exige todas essas características:

*Agilidade física: habilidades de respiração eficiente para obter o sucesso em todos os registros em todas as dinâmicas.

*Resistência: a paciência.

*Força: sucesso em registros extremos, dinâmica extrema, andamentos extremos.

Como o Atleta, é necessário que nós músicos pratiquemos constantemente, para nos manter condicionados, buscando a melhora de nossas habilidades!

A MENTE


"Quando se estuda, um bom músico precisa praticar mais mentalmente do que fisicamente. Mantenha a mente clara e manterá o seu estudo livre de distrações". - Michael Mulcahy, Segundo Trombone, Orquestra Sinfônica de Chicago.

Além das habilidades físicas necessárias para tocar um instrumento musical, existem grandes habilidades mentais que devem ser desenvolvidos simultaneamente. Estas incluem:

*Imagem mental: ser capaz de criar uma imagem em sua mente de seu  
som ideal, encontrando uma maneira de reproduzir esta através da campainha do seu instrumento. Tente praticar mentalmente em um lugar calmo imaginando o desempenho "perfeito". Isso ajuda a construir confiança.

*Ansiedade: será o vencedor da batalha entre você e os outros. Esteja preparado, confiante e no controle.

"Não há nada como o medo, para fazer você práticar". - Joseph Alessi, Principal Trombone, Filarmônica de Nova York

O QUE DEVE EXISTIR EM UMA ROTINA?

“Um bom músico precisa ter uma rotina de estudos organizada em sessões”. – Michael Mulcahy, Segundo Trombone, Orquestra Sinfônica de Chicago.

A Rotina ideal para um músico envolve todos os fundamentos, estudos melódicos, solos e trechos orquestrais.

FUNDAMENTOS

1.  Exercícios de Respiração: Resumidamente certifique-se que você está em um ambiente calmo e em um estado relaxado.

2.  “Abelinha no Bocal”: Eu gosto de fazer abelinha lentamente durante uma escala, utilizando um metrônomo no fundo. Eu sigo isso com exercícios variados, executando a abelinha com canções populares ou trechos de músicas que eu estou trabalhando.

“Abelinha é um atalho para o progresso, porque tira o impedimento da vara, faz você soprar mais ar, aumenta a precisão e fortalece os músculos da embocadura... não sei como isso acontece... deixo isso com um profissional de ressonâncias...” - Susan K. Smith, Principal Trombonista Assistente, Nashville Symphony

3.  Notas Longas: Mesmo sendo um dos aspectos mais importantes dos metais, eles também são muitas vezes os mais esquecidos! Pratique com Metrônomo.





"Pratique seu som/ notas longas/ etc. com os olhos fechados, concentrando-se no som que você ouve". - Joseph Alessi, Primeiro Trombone, Filarmônica de Nova York.

"Encontrar e reencontrar o centro de seu som todos os dias, faz cada nota ser melhor do que a última...". - Susan K. Smith, Principal Trombone Adjunto, Nashville Symphony

4.  Flexibilidade de Lábios: Pode influenciar significativamente o seu modo de tocar, inclusive fazendo ligaduras, aumentando a precisão dos registros extremos e deixando sua flexibilidade mais rápida. Comece devagar, com exercícios básicos e aumente a velocidade. Toque com metrônomo.

5.   Articulação: Como você pode aumentar a velocidade da sua articulação ou melhorar a sua nitidez, se você não estuda diariamente? Não pode! Busque a articulação parada utilizando o metrônomo. Ajuste um desenho rítmico de articulação para determinados padrões de escala.

DEPOIS DOS FUNDAMENTOS

TER UM PLANO! Eu gosto de estudar na seguinte ordem: 1 – Estudos, 2 – Solos, 3 – Trechos Orquestrais. Entretanto, eu realizo sempre mudanças devido à necessidade. Após esta etapa, é interessante estudar técnicas novas (staccato duplo, trinados, multifônicos, etc.).

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