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11 de jul. de 2011

Apresentação no Conservatório de Tatuí simplifica debate entre música erudita e popular

 Apresentação no Conservatório de Tatuí simplifica debate entre
música erudita e popular

Quebrar a barreira entre a música erudita e popular, e mostrar que os dois estilos podem soar num mesmo concerto, foi o objetivo da apresentação realizada nesta quinta-feira, no 18º Festival de MPB – Painel Instrumental, evento promovido pelo Governo de São Paulo por meio do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”. Os conceitos foram colocados lado a lado no palco do Teatro Procópio Ferreira na apresentação do pianista e compositor Edmundo Villani-Côrtes e da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores.
A destreza das mãos levemente trêmulas de Villani acompanhou o conjunto tatuiano, em pelo menos uma hora e meia de concerto. As peças executadas foram escritas pelo próprio pianista para serem tocadas por orquestras ou bandas sinfônicas. Especialmente para esta ocasião, Flores e o compositor adaptaram as obras para um ritmo considerado mais “popular”.
“Chamar a música de popular ou erudita é uma denominação válida. Porém, existem MPB de baixo nível e outras ótimas, igualmente com a erudita. A orquestra explora a música de uma maneira mais ampla, mas não existe um limite. As peças de Jobim, Edu Lobo, por exemplo, podem se equiparar às eruditas ou até superá-las”, afirmou Villani.
O coordenador da Jazz Combo também segue a mesma linha de pensamento. Para Flores, a única diferença que existe na música é entre boa e ruim. “Música é música, sem rótulos, sem preconceitos, sem besteirol. Se é boa, é boa. Jacob do Bandolin, Altamiro Carrilho, Charlie Parker não se diferenciam em seu primorismo técnico dos ‘eruditos’”, explicou. “Temos músicas ditas populares que são extremamente mais ricas e complexas em suas harmonias e melodias, e principalmente nas suas concepções, do que centenas de músicas ditas eruditas”, completou Flores.
O bumbo ou triângulo deram o ritmo à maioria das obras executadas no show de Edmundo Villani-Côrtes com a Jazz Combo, que também buscou referências na música caipira. Constaram do programa “Catedral da Sé”, “Choro das Madrugas”, “Abertura Poranduba”, “Luz, Os Barulóides”, “Papagaio Azul”, “Frevo Paulista”, “Vozes do Agreste” e “Passarinho da Praça da Matriz”, que foi o destaque da apresentação por retratar a principal praça de Tatuí, cidade que Villani considera ser sua “segunda terra natal”. Ao falar da capital da música, o compositor mineiro também elogiou o trabalho realizado pelo Conservatório. “É impressionante, estou muito feliz. Existem músicos muito interessados. A programação (do Painel Instrumental) é grandiosa, com novos valores.”
Painel Instrumental
O 18º Festival de MPB – Painel Instrumental, que termina no dia 9 de julho, integra o calendário oficial cultural do Estado de São Paulo e tem como objetivo principal apoiar e fomentar o desenvolvimento da música instrumental no Brasil. Os inscritos tiveram a chance de participar de aulas ministradas por especialistas de destaque no meio artístico e acadêmico, dos cenários nacional e internacional.
O evento é uma das três ações do Festival de MPB, realizado anualmente, e reúne atividades pedagógicas e artísticas voltadas a qualquer interessado (aluno ou não do Conservatório de Tatuí). Além das oficinas, workshops, shows e da difusão de novos trabalhos, os inscritos puderam participar de 23 apresentações numa única semana.
“O Painel Instrumental atendeu às nossas expectativas, tivemos um bom público nas apresentações e os alunos puderam se desenvolver musicalmente no decorrer do curso”, declarou a coordenadora do festival, Érica Masson, ressaltando ainda a qualidade técnica dos concertos e a diversidade das atrações na “Vitrine do Painel”. “Recebemos os alunos de canto do curso de MPB&Jazz do Conservatório. Eles fizeram show de alta qualidade”, afirmou.
O 18º Festival de MPB – Painel Instrumental termina neste sábado com a apresentação do Trio Corrente, no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30. Os ingressos são vendidos na bilheteria do Conservatório de Tatuí, por R$ 10 (R$ 5 para estudantes, idosos e aposentados).
 
Serviço
18º Festival de MPB – Painel Instrumental
Entre os dias 3 e 9 de julho de 2011

Informações: http://www.conservatoriodetatui.org.br/painelinstrumental

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