25 de jul. de 2011

Coreto Paulista homenageia Osvaldo Lacerda

Coreto Paulista homenageia Osvaldo Lacerda

O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conservatório de Tatuí, fará uma homenagem póstuma ao compositor Osvaldo Lacerda nas apresentações dos dias 22 e 23 de julho, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira, com a Banda Sinfônica do Conservatório e a Banda Sinfônica dos Bolsistas do Coreto Paulista, respectivamente. A vida do músico será lembrada através de dois movimentos (Invocação e Marcha de Rancho) da obra intitulada “Suíte Guanabara”.

Os espetáculos fazem parte da programação oficial do VII Curso de Férias - Coreto Paulista, um programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo promover, anualmente, a formação, fomento e a difusão de atividades aos agrupamentos de sopro e percussão do Estado. O curso pretende, inclusive, colaborar com a orientação administrativa, cultural e musical dos municípios. O projeto da Secretaria de Estado da Cultura contempla o aprimoramento do nível técnico e artístico das execuções musicais.
De acordo com o maestro Marcelo Maganha, que regerá a Banda Sinfônica do Conservatório e a Banda Sinfônica dos Bolsistas do Coreto Paulista, Lacerda era um dos principais representantes da escola nacionalista no Brasil ao lado de sua mulher e também pianista Eudóxia de Barros. “Ele era ativo divulgador da música erudita brasileira. Com diversos prêmios, sua produção destaca obras vocais e pianísticas de câmara, além de trabalhos voltados à composição para banda (sopros e percussão)”, destacou.
Osvaldo Lacerda morreu no dia 18 de julho, aos 84 anos, no interior de São Paulo, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele ocupava a cadeira número nove da Academia Brasileira de Música e seguiu a cartilha do nacionalismo do mestre e guru, Camargo Guarnieri.
Serviço
Homenagem a Osvaldo Lacerda
Dias 22 e 23 de julho, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí
Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 para idosos, estudantes e aposentados
Venda e retirada antecipada: de terça a quinta, das 15h às 19h, ou no dia do evento
Apresentação do dia 23 terá entrada gratuita
Informações à imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário